Eu Gosto de... #1

... Escrever à mão. Tenho uma letra horrível (mas legível, eu é que não gosto da minha letra), mas adoro escrever à mão, ajuda-me a pensar, a raciocinar. Infelizmente, o meu pragmatismo faz com que eu seja demasiado terra-a-terra e não consiga escrever lindos textos originais, ou poemas, ou outra coisa qualquer de minha autoria e tenho pena disso, mas pronto, paciência!

O meu gosto por escrever à mão começou assim que aprendi a escrever; lembro-me perfeitamente de, na escola primária, passar os meus cadernos a limpo durante as férias, por exemplo; lembro-me de fazer cópias dos livros dos cinco, só porque me apetecia (era capaz de copiar um livro inteiro para um caderno durante as férias de verão, só porque sim); sempre estudei a escrever, era assim que memorizava e compreendia as matérias, nas aulas estava sempre a escrever o que os professores diziam, ao ponto de desenvolver todo um sistema de abreviaturas só meu e na faculdade quase nem precisar de recorrer a manuais, tal era a quantidade de informação, detalhes e pormenores que tinha nos meus cadernos (muitos colegas meus fizeram várias cadeiras à custa dos meus apontamentos!)

Quando trabalhava, obviamente todos os relatórios que fazia eram escritos no pc, mas antes, eram escritos à mão na íntegra, como que um "rascunho" em que organizava o pensamento e o raciocínio.

Entretanto perdi o hábito de escrever, mas quero retomá-lo; e quero retomá-lo principalmente (ou inicialmente) no crochet e no tricot. Estranho??? Pois, o que é que uma coisa tem a ver com a outra???

Eu explico:

Tanto no crochet como no tricot existem uma série de informações importantes sobre espessuras de fios, símbolos, técnicas, tamanhos de agulhas, tamanhos de peças, enfim, uma panóplia de coisas que estão espalhadas pela internet e que variam conforme os países. Ora eu estou farta de guardar imagens e ficheiros com estas informações e, quando preciso delas, nunca as encontro. Vai daí, lembrei-me de criar um caderno com tudo, e assim ter a certeza que encontro a informação que preciso QUANDO preciso dela, sem estar a perder tempos infindos a pesquisar na net!

E depois de reunir esta informação toda num sítio só, quero começar a registar as coisinhas que vou fazendo, com todos os pormenores, para um dia mais tarde poder recordar tudo aquilo que já fiz e assim fugir à sensação de que não faço nada.

Ora isto pode vir a ser um projecto gigantesco, mas que estou com muita vontade de pôr em prática, uma espécie de "bíblia" pessoal sobre aquilo que gosto de fazer, seguida de um registo de projectos, que me permitirá ter toda a informação acessível num só sítio que não dependa de baterias, pilhas, eletricidade, internet... Enfim, no papel, à moda antiga, mesmo!

(Só espero que as minhas tendências perfeccionistas e obsessivas não me levem a desistir a meio por um qualquer motivo disparatado.)

E assim sendo, licencinha que vou já ali à procura de um caderno jeitoso!

Nota: Quando acharem que eu me estou a meter em coisas a mais ao mesmo tempo avisem!! Que por aqui há extremos, ou bem que não faço nada, ou bem que preciso que os dias tenham 72 horas...

Comentários

  1. Também sou dessas :D
    Adoro escrever à mão, os meus mapas de gastos por exemplo, são feitos numa agenda, tudo descriminado manualmente. O pc ajuda muito sim, mas não dá o gostinho da letra e da caneta na mão, não é mesmo?

    Continue Natacha, não acho para já, projetos a mais, há que manter a cabeça e o corpo ocupado para seguir lúcido nesta vida :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, nada bate a caneta na mão e a textura do papel!
      E estou a recuperar a minha lucidez, sim, ou pelo menos assim espero, um dia e um projecto de cada vez; nos últimos anos (principalmente o último), isto andou muito complicado.

      Um beijinho :)

      Eliminar
  2. Nesta sociedade, em que cada vez mais se prioriza e valoriza o digital, escrever à mão é um excelente desafio.
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. A verdade é que a nossa biologia está de maneira que quando desenhamos as letras, tudo está a funcionar no cerébro acima de tudo a memória e a criatividade. Quando teclamos essas áreas não são ativadas devidamente! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual; e depois o pessoal mais novo (pelo menos os meus filhos) queixa-se que não se lembra de nada, que não consegue resolver problemas, etc, etc.

      Um beijinho :)

      Eliminar
  4. Para começar, não acho que seja exagero, para já :)
    A cabeça ocupada vale por mil.

    Eu também era assim na escola, passar a limpo, fazer muitos resumos. Mas como agora o tempo não abunda, escrever no pc é bem mais rápido e então prefiro.

    Mas ainda escrevo à mão, não perdi o hábito :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião e fico satisfeita por não ser a única "doida" que passava os cadernos a limpo na escola!

      Um beijinho :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Armário dos Detergentes

Ponderando...

Sobre Mim