Scooby, O...

... Comilão?? O teimoso?? O amuado?? O esperto??... todas estas alcunhas se aplicam e mais algumas!


O Scooby é mais um quatro patas que veio parar cá a casa meio que por acaso do destino. Nascido em 2015 (já tem 8 anos), numa ninhada enorme, em que era o mais pequenino e fraquinho, nem sequer foi colocado para venda pelos criadores. 

Na altura nós fomos ver a ninhada, porque eu queria um Pug desse lá por onde desse; e lá no fundo, atrás de uma série de pugs gordinhos e cheios de vida, estava este, deitado no chão, isolado, magro e sem pelo, cheio de sarna dermodécica, inclusivamente a começar a ser rejeitado pela mãe. Os criadores bem que tentaram impingir-me um dos irmãos, mas eu bati o olho neste... e pronto; e ainda bem, senão duvido que ele tivesse resistido. E ele deu-me tantos, mas tantos beijinhos quando lhe peguei! Até hoje, é o cão mais beijoqueiro que eu já vi.

Marido, filha e filho a dizerem que não, que ele estava doente, e que não tinha pelo e que era feio... Eu virei-me e disse "pois agora é que é mesmo ele, nem que viva só uma semana, eu vou levá-lo!" Fomos directos ao nosso veterinário, o desgraçado do cão tinha acabado de fazer 2 mesitos e levou logo ali com agulhas para tirar sangue, termómetros pelo rabo acima, ecografia para ver como estavam os órgãos internos... E os olhinhos dele muito abertos, muito aflito, só queria voltar para o meu colo, coitadinho! Felizmente não estava tão mal como parecia; veio para casa, a fazer banhos com shampoo medicinal dia sim, dia não, leite para cachorros, ração húmida, suplemento para recuperar peso, vitaminas... Sei lá, já nem me lembro bem!

Recuperou por completo; mas durante 8 meses andou sempre dentro de uma mochila, porque só nessa altura é que completou o plano vacinal. Ah, e é desdentado, só tem meia dúzia de dentes, os outros nunca chegaram a nascer!


O meu pai tratava-o por "rouco", porque tem o ladrar característico dos pugs, completamente esganiçado, ladra por tudo e por nada (chega a acordar-se a ele próprio porque ladra; não me perguntem, que não sei explicar!); e quando tem medo desata a ladrar para se fazer de forte, mas muuuito baixinho e de preferência atrás de qualquer coisa... Pernas, móveis, paredes, até atrás do gato ele se escondia.

Infelizmente, há 2 anos atrás foi-lhe diagnosticado um cancro, um mastocitoma; foi operado a 23 de Dezembro desse ano, nem duas semanas depois do diagnóstico. Também foi um Natal giro, esse. Durante 8 meses fez quimioterapia e análises de controlo de 15 em 15 dias; o cão andava de rastos - vomitava, tinha diarreias, não tinha energia, não queria brincar, não queria comer, já nem queria ir à rua porque provavelmente achava que ia sempre acabar no veterinário a tirar sangue... Entretanto apareceu-lhe outro caroço, em Agosto de 2022.


Eu disse ao meu marido que não aguentava mais, o cão andava a arrastar-se, triste que só visto, em sofrimento; decidi que não queria que ele fosse operado outra vez e parei com a quimio; pois. Os veterinários disseram que ele talvez durasse um ou 2 meses; pois ele ainda cá está, feliz e contente, a comer, a ladrar, a correr e com uma energia que às vezes até assusta. Faz consultas de controlo e análises a cada seis meses e até agora está tudo estabilizado. Por isso... Há-de por cá andar enquanto quiser e tiver qualidade de vida, espero que ainda por muitos anos!

E é este o Scooby, comilão, teimoso, esperto que só visto! Este cão, quando ralhamos com ele, amua de tal forma que nos vira as costas, senta-se e ainda olha de lado para confirmar que nós estamos a ver a cena, tal e qual uma criança de 3 ou 4 anos, só lhe falta cruzar as patas! E claro, é inseparável dos donos e da sua companheira Luna.

Comentários

  1. Tão giro e tão fofo.

    Realmente é como o meu, comilão e teimoso hahah

    Foi bom vocês, ou mais tu, teres tratado dele e aceitado como ela era. Como dizes, é provável que não tivesse durado muito.

    Infelizmente esse cão é como o meu, têm sempre montes de problemas.
    Espero que ande por cá muitos mais anos, com qualidade de vida.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, super comilão, do género "primeiro como, depois logo vejo se era para comer ou não", limpa tudo o que apanha, tenho sempre que ter imenso cuidado com qualquer coisa que caia ao chão! E teimoso, teimoso que só visto, toda a vida tive cães e nunca nenhum deles chegou aos calcanhares deste em relação à teimosia...
      Em relação aos problemas de saúde, também é verdade, as chamadas raças braquiocefálicas (de focinho curto) têm geralmente imensos problemas de saúde, infelizmente :(
      Mas olha, cá anda, feliz da vida; e andará até querer.

      Um beijinho :)

      Eliminar
  2. Tem uma expressão super engraçada, não sei bem classificar, fica para mim entre "misterioso e zangado" :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Uma história muito bonita.
    Que dure muitos anos.
    Parabéns pela sua teimosia em trazê-lo para sua casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Não consigo ver animais a sofrer... Fico mais doente que eles! Cá em casa todos os quatro patas têm uma história, algumas mais complicadas outras menos, mas juma história que os caracteriza e os torna únicos para nós.

      Um beijinho :)

      Eliminar
  4. O comentário desconhecido é meu, cantinho da casa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Armário dos Detergentes

Ponderando...

Sobre Mim