Sobre a Arrumação da Casa e outros assuntos relacionados


Num dos comentários que me deixou, a Cláudia referiu que arrumar a casa lhe faz muito bem; pois, por aqui é uma faca de dois gumes...

Tão depressa me sinto muito bem por arrumar e limpar a casa, como fico super frustrada e em baixo porque sou sempre só eu a fazê-lo e quando o faço não dura nem um dia. Faz-me muita confusão sermos 3 em casa, e só 1 é que faz alguma coisa, porque pelos outros dois bem que pode haver esterco até ao tecto, louça em todos os cantos e móveis, cotão a cobrir o chão, roupa onde calhar e por aí fora. Desde que os pc's estejam acessíveis, o resto não importa. 

MESMO que eu esteja DOENTE. Lembro-me que no verão de 2019 fiz um entorse num pé, dos valentes; andei de canadianas durante 3 semanas, com ordem médica para repousar e ter a perna elevada. Pois no próprio dia em que vim do hospital tive que ir desencantar jantar, porque senão ninguém comia; e o mesmo nas três semanas seguintes. Jantar, almoço, pequeno-almoço do miúdo, roupa lavada e engomada, etc, etc, etc. Vi a perna elevada e o repouso por um canudo, foi o que foi.

Em Janeiro do ano passado tive um princípio de pneumonia (sim, a juntar à morte do meu pai, se bem que uma semana antes); ordem médica: cama pelo menos 5 dias, de preferência 10, não fazer nenhum tipo de esforço, não apanhar frio nem qualquer tipo de corrente de ar pelo menos durante cinco dias; Antibiótico, paracetamol, um spray para dilatar os brônquios, etc. Adivinhem lá: nem vi a cama! E olhem que nem conseguia subir 3 degraus que fossem sem ficar com falta de ar.

E sim, já tentei mil e uma estratégias para os pôr a colaborar desde há muitos, mas mesmo muitos anos - nada funciona.

Nos últimos tempos, e porque tenho andado mesmo muito em baixo, tenho feito o mínimo dos mínimos; mas não deixo de cozinhar (duas refeições por dia, 7 dias por semana e sem repetir que marido e filho não gostam de comer a mesma coisa duas vezes seguidas - volta e meia bem que os tramo), de arrumar a cozinha, aspirar o chão, fazer camas de lavado, fazer as comprar de supermercado... Lá está, o mínimo dos mínimos.

Comentários

  1. Ui!! Pois, assim o trabalho nunca acaba e o descanso e tempo para algo que seja lazer, nunca existe..
    Beijinhos e coragem!
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Obrigada pelo comentário :) E é verdade, o trabalho nunca acaba... Ou pelo menos parece assim.

      Um beijinho :)

      Eliminar
  2. Assim realmente é complicado.
    O meu marido nem sempre ajudou ou nem sempre ajudou muito. Mas agora lá vai fazendo e as refeições são por conta dele.

    Mas tens mesmo que arranjar uma solução.
    Se não fizeres, eles não fazem mesmo? De certeza?
    Este fim-de-semana, não faças refeição nenhuma, por exemplo. Tu comes uma sandes ou o que te apetecer e eles? Bem, eles que se desenrasquem.
    A roupa aparece lavada e arrumada não é?
    Pois pode deixar de aparecer...

    Fiquei na ideia que o teu filho tinha 14 nos, certo? Já não é um bebé e pode muito bem ajudar.
    O teu marido, nem se fala.

    Eu quando falei que gosto de tratar da casa, para teres uma ideia, quando o meu avô faleceu agora em Julho, foi a única coisa, fazer as limpezas de Primavera, que me acalmou. Mas tinham que ser trabalhos pesados mesmo. Não era lavar a loiça, que aí começava a chorar.

    Quando as pessoas se habituam a essa "mama", realmente é complicado retira-la. Mas o teu filho se não muda... Sabes que as mulheres hoje em dia são iguais ou piores, que também pouco querem fazer ou não querem ser criadas de ninguém e acho muito bem.

    ATENÇÃO, eu falo, mas não quero que arranjes problemas para cima de ti!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao arrumar a casa, trabalhos pesados são comigo, mais facilmente mudo a sala, o quarto, a cozinha ou outro sítio qualquer de uma ponta à outra (mudo móveis de sítio, limpo de cima abaixo e sei lá mais o quê) do me atiro a tarefas do dia a dia, sem dúvida. A última "investida" foi em Setembro, quando a minha filha saiu de casa. Mudei a entrada toda!
      Em relação a marido e filho, já fiz o que sugeres por duas ou três vezes ao longo dos anos; sobre a alimentação, empanturraram-se em bolachas e dei com o meu marido a comer grão diretamente de um frasco, por exemplo. Quanto à roupa, o meu filho chegou a ir de pijama para a escola porque "não sabia" da roupa.
      A única coisa que me falta tentar é mesmo sair de casa 2 ou 3 semanas, ir de "férias"... Olha, não sei se não o farei quando o tempo começar a melhorar. Pego na autocaravana e chapo comigo num parque de campismo qualquer, em paz e sossego! Olha que bela ideia que tive agora!

      Um beijinho!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Armário dos Detergentes

Ponderando...

Sobre Mim