Sobre Compras no Supermercado


Ontem passei no Cantinho da Casa e li este post. Fiquei a pensar no assunto.

Neste momento, felizmente, não preciso de fazer contas à vida de cada vez que vou ao supermercado, mas já tive de o fazer e de forma muito, muito séria. Ao ponto de ter de recorrer a tudo o que eram cupões, promoções e descontos, estar sempre em cima do acontecimento e gerir muito bem tudo o que entrava em casa. Nunca passámos fome nem ficámos a dever dinheiro a ninguém, mas muitas vezes chorei durante a noite por não poder dar uma refeição melhor aos meus filhos, ou um pacotinho de bolachas ou um sumo lá muito de vez em quando; ou levá-los a lanchar fora ou outra coisa qualquer.

E isso deve ter ficado enraizado em mim, porque continuo a não conseguir gastar dinheiro em coisas (que considero) supérfluas ou demasiado caras; e com os preços de hoje em dia, principalmente desde o início do ano, acho que vou voltar a correr atrás de cupões, descontos e promoções... Porque hoje não preciso tanto, mas posso perfeitamente voltar a precisar; ninguém está livre de ter um azar na vida e nunca se sabe o dia de amanhã!

É o que se chama "mentalidade de pobre", pelo menos na minha perspectiva. E a minha mentalidade de pobre leva-me a chegar ao ponto de praticamente cozinhar "a fumos", só para não ir gastar dinheiro no supermercado; o meu marido às vezes até pergunta onde é que eu desencanto a comida, porque para ele a despensa, o frigorífico e a arca congeladora estão vazios...

Se sou forreta, sovina, mãos de vaca ou outra coisa qualquer? Talvez, mas a vida ensinou-me a ser assim; e é algo que tenho de mudar, pelo menos em parte! A alimentação cá em casa tem de ser melhorada, sem sombra de dúvida.

Comentários

  1. Eu sempre fiz contas à vida. Porquê? Para já, ganho mal, praticamente o ordenado mínimo. Depois, é como dizes, não sabemos o dia de amanhã.
    Tive um aumento em 2023, que veio fora da folha. Decidi que o ia poupar todo, se conseguisse.

    Ando a ler montes de livros e tudo o que posso acerca de finanças e realmente prefiro poupar hoje, para ter liberdade amanhã. Claro que não passamos fome e aliás, até acho que gasto demasiado em comida.

    Mas gosto de poupar. A mim também me chamam isso tudo. Mão de vaca, forreta, etc. Eu privo-me para poder poupar, já que não consigo fazer os dois na proporção que gostaria.

    Odeio gastar dinheiro à toa. Raramente comemos fora, porque fazemos quase tudo em casa e o meu gosto pela cozinha ajuda nisso.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do comer fora... Ultimamente tenho-me "vingado" e ando a abusar um bocado; mas muitas vezes é a única maneira de conseguir estar um bocadinho com marido e filho sem écrans à frente; e como já disse algures, a motivação para cozinhar anda abaixo de zero; mas tenho que voltar a controlar essa despesa!

      Um beijinho :)

      Eliminar
  2. Cá em casa não precisamos, felizmente e por enquanto (que nunca se sabe), de ter um controle rigoroso, no entanto, temo-lo. Por muitas razões, mas a principal é não nos virmos a sufocar mais à frente na vida.
    Comemos normal, de tudo um pouco e gostamos de ter cuidado com o que gastamos. Realidade dos tempos :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não considero ser mentalidade de pobre, mas de quem já sentiu dificuldades e dá valor ao que se gasta..
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, não é mentalidade de pobre, é dar valor ao que se gasta; o meu marido é que se sai com essa da "mentalidade de pobre" de vez em quando; mas não é no sentido pejorativo, muito pelo contrário, tenho (temos) todo o respeito por todas as classes, pessoas e situações e inclusivamente ajudamos várias pessoas na nossa zona sempre que podemos!

      Um beijinho :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Armário dos Detergentes

Ponderando...

Sobre Mim